Significado preliminar das Tulipas

Elas são originárias da Turquia

É a escolha certeira de presentear alguém, as tulipas expressam o amor perfeito. Os significados das tulipas acoplados com a forma imediatamente indefinível de suas flores coloridas e demasiado elegantes, demasiado românticos, demasiado grandes, demasiado pequenos, ou demasiado brilhantes; a tulipa é sempre direta e justa.

A tulipa traduz um papel significativo na arte e na cultura do tempo. Os europeus deram equivocadamente a tulipa seu nome, que vem da palavra persa turban. Enquanto isso, a popularidade da flor espalhou rapidamente, particularmente nos Países Baixos. Nos dias atuais, as Tulipas são cultivadas por todo o mundo, mas os povos identificam ainda, variedades cultivadas como “tulipas holandesas”.

As tulipas são originárias da Turquia e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixosem 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada paratulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde teriam sido levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.

Chinesas ou turcas, o fato é que elas se transformaram numa paixão para os neerlandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, na que ficou conhecido como mania das tulipas (ou tulipamania). A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje, é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irão.

Em razão da sazonalidade, as tulipas são encontradas no mercado brasileiro, no período de março à setembro.

5 respostas para ‘Significado preliminar das Tulipas

  1. olameu nome e’ Michel e sou estagiario em uma fazenda de tulipas nos estados unidos…..e estou fazendo um relatorio sobre as mesmas…..porem nao tenho muita informacao.entao gostaria que algem pudesse me enviar alguma coisa para meu e-mail….

  2. Pingback: Turquia resgata cultura das tulipas em 2005 «

Deixe um comentário